Feliz Aniversário (natal) Isaac Newton…mais ou menos

Tempo de leitura : 4 min

Hoje em dia ninguém questiona o calendário que usamos. Algumas festividades, como o ano novo chinês ou alguma festa judaica, servem como demonstração religiosa e de suas próprias culturas. Não marcamos cotidianamente eventos usando o calendário chinês, nem mesmo na china eles fazem isso. Para marcar aquele chopp na esquina com os amigos ou mesmo transações comerciais usamos o calendário gregoriano, o qual foi introduzido pela primeira vez nos países católicos da Europa no século XVI.

De fato, muitas outras culturas além das citadas usaram seus próprios calendários que eram baseados em observações astronômicas. Como calendário lunares, calendários lunares -solares, calendário solares entre outros combinações possíveis. Os Maias, por exemplo, tinham seu próprio sistema numérico e tinham pelo menos três calendários. O calendário persa, assim como nosso calendário atual é composto de 365 ou 366 dias. Os seis primeiros meses do ano têm 31 dias; os cinco seguintes têm 30 dias e o último, 29 ou 30 dias. O calendário persa tem como início (o ano I) da Hégira de Maomé de Meca a medina, que aconteceu no ano 622 da era cristã. Ou seja no calendário persa estamos no ano de 1395.

Com tantos calendários em diversas culturas, muitas vezes o trabalho do historiador torna-se muito difícil. As informação não se encontram em um calendário universal. Tentar descobrir  uma determinada data em um documento original é um problema complexo e tortuoso.

Na Europa, a mais famosa confusão entre os calendários ocorreu nos primeiros séculos após a introdução nos países católicos do sistema gregoriano. Exatamente por ser católico, a maioria dos países protestantes se recusou a adotar. Assim, durante um período a Europa estava funcionando em duas escalas de tempo diferentes. Assim a vida dos comerciantes que viajavam entre os países não foram tranquilas.  A diferença entre os dois calendários Juliano  (o velho) e o gregoriano( o atual) eram de 10 dias o que fazia que pessoas que moravam nas fronteiras entre duas nações que usassem sistemas distintos, só precisava caminhar alguns quilômetros para “viajar no tempo ”  por 10 dias .

Na Alemanha, o problema foi resolvido no final do século XVII, a Inglaterra demorou mais a adotar a nova métrica que só foi adotada em 1752. Então como ficam aquelas datas que estudamos na história? Bem no caso dessa postagem é sobre o Sir Isaac Newton.

Muitas fontes da Internet( hoje) estão dizendo que Isaac Newton nasceu no dia 25 de dezembro, porém não é bem assim. Isaac Newton nasceu em 25 de dezembro de 1642 de acordo com o calendário juliano que é um antigo modelo usado. Se convertidos para o calendário gregoriano (o atual), temos de acrescentar dez dias, e por isso sua data de nascimento foi 4 de janeiro de 1643. As coisas se tornam um pouco mais complicadas com sua data de morte. Newton morreu 20 de março de 1726 de acordo com o calendário juliano. Na conversão para o calendário gregoriano temos que adicionar onze dias, pois o calendário juliano perdeu um dia. Assim sua data de morte é 31 de março de 1727.

Uma observação que deve ser feita sobre a data da morte do Newton diz respeito ao ano novo. Quando Júlio César introduziu o calendário solar em Roma, mudou o Ano Novo do tradicional equinócio da primavera romana, de 25 de março para 1º de janeiro. Durante a Idade Média, a Igreja mudou o Ano Novo novamente para 25 de março. Com a adoção do calendário gregoriano, o Dia de Ano Novo voltou a 1 de janeiro. No entanto, a Inglaterra ainda mantém a versão medieval do calendário juliano mantido 25 de março como o Dia de Ano Novo. Assim, no momento da morte de Newton 1727(gregoriano) começou em 25 de março na Inglaterra significando que Newton morreu 20 de março 1726 (juliano). Ficou confuso não? Mas nessa época era assim mesmo. Resumindo tudo.

De acordo com o calendário Juliano Newton viveu 25/12/1642 – 20/03/1726 e de acordo com o calendário atual 04/01/1643 – 31/03/1727. 

 

Gostou? Siga a página no Facebook também Unidades Imaginárias é de graça

 

Referências e leituras

The Renaissance Mathematicus :Calendrica Confusion or just when did newton die

M. Heydari-Malayeri , A concise review of the Iranian calendar, paris observatory

How stuff works: O calendário tzolk’in

CREF Afinal quando nasceu Newton? 25/12/1642 ou 04/01/1643?